Bem-aventurados os limpos de coração, porque verão a Deus.

 (Mateus 5.8).

 

 

Uma das características que marca a nossa época é a busca pela qualidade total, o famoso ISO. O ISO tem a ver com a qualidade das empresas, com aquilo que elas produzem. O objetivo é a qualidade total. Um produto sem falsificações ou adulterações, algo puro na sua essência. Esta bem-aventurança bem que poderia ser enquadrada dentro da visão do ISO, pois esse é o significado da palavra limpo.
John MacArthur define limpo como: “Sem mistura, sem fusão, sem adulteração, peneirado ou sem resíduos”. Ser limpo de coração implica em integridade interior. As pessoas da época de Jesus se preocupavam muito com a aparência, buscavam uma pureza exterior. Constantemente estavam se purificando de alguma coisa imunda. Lavavam as mãos, os copos, os pratos, e até as camas.
Jesus chama atenção para algo mais importante do que simplesmente uma higiene exterior. Jesus ensina sobre uma higiene interior. Isto significa que a preocupação maior deve ser por um coração limpo. Mas o que significa ter um coração limpo?
Hendriksen responde: “Ora, não pode haver dúvidas sobre o fato de que a sinceridade, a honestidade, a condição de ser isento de dolo é certamente a ênfase aqui. Por contraste com toda a duplicidade humana, seja ela farisaica ou de outra espécie, Jesus pronuncia sua bênção sobre as pessoas cuja manifestação exterior está em harmonia com a sua disposição interior”. Este é o tipo de coração que seria aprovado pela lei do ISO, visto que denota um tipo de produto sem alterações, sem manchas, limpo e puro na sua essência.
John MacArthur afirma: “Seja como for, tem a ver com atitudes, integridade e singeleza de coração em oposição à duplicidade e inconstância”. Creio que a “geração saúde”, da qual fazemos parte, deveria ser também a “geração pureza”, como diz o provérbio latino: “mente sana, corpo sano”.
Não adianta freqüentar as melhores academias, fazer as mais saudáveis dietas, usar os melhores produtos de beleza, isso não muda o real estado do coração humano. A mensagem bíblica afirma: “Enganoso é o coração, mais do que todas as cousas, e desesperadamente corrupto; quem o conhecerá?” (Jeremias 17.9). De nada vale um belo corpo e uma saúde invejável, acompanhado de hipocrisia, mentira e falsidade. Quem gostaria de ter uma pessoa assim ao seu lado.
A maior e melhor beleza que alguém poderia desejar é a beleza de um coração limpo, íntegro, reto e sincero. Busque cuidar do seu coração para que ele esteja sempre limpo, pois a promessa de Jesus é que àquele que tem coração limpo verá a Deus. Quem poderia desejar coisa melhor?

 

 

 

Carlos Henrique